Perguntas e Respostas

1. Como realizar o download de uma camada?

Nos Metadados da informação de interesse, na seção "Distribuição", encontra-se o link para download do shapefile em formato ZIP. Entretanto nem todos os dados tem download liberado. Caso o download esteja indisponível, entre em contato com o Responsável pelo Dado, informação encontrada na seção "Ponto de Contato do Metadado". Para saber como acessar os metadados e o passo a passo do download, acesse o Tutorial. Caso você trabalhe com GIS é possível acessar os dados diretamente. No ArcGIS, basta instalar o Plug-In CSW disponível na opção Plug-ins. Há um manual explicando os passos. Também é possível via QGis, na opção "Adicionar Camada WMS/ WMTS".


2. Por que algumas camadas somem quando se dá zoom?

Devido a características cartográficas alguns dados podem "sumir" quando atingem determinado nível de zoom.


3. Por que não consigo dar zoom máximo em determinadas camadas no visualizador?

Alguns base layer (pano de fundo) tem limitação de nível de zoom. Sugerimos a mudança de base layer para chegar à visualização desejada ou, dependendo do caso, o uso do base layer NENHUM. No Visualizador o base layer encontra-se na parte superior da Barra de Ferramentas.


4. Por que algumas camadas acessadas via CSW não aparecem no PDF ou na impressão?

Isso ocorre na versão 10.3 do ArcMap e é resolvida com a instalação do Plug-in "Arquivo para correção de erro na impressão de camadas tipo WMS no Arcgis Versão 10.3", disponível no item Plug-ins.


5. Ao fazer uma pesquisa no CSW do ArcGIS, as camadas não são mostradas e pede login e senha. O que é isso?

1ª Situação: se nenhuma camada é mostrada, pode significar que o CSW não foi capaz de conectar-se ao DataGEO. A causa mais provável é o proxy da rede na qual o computador está trabalhando. Verifique com sua equipe de TI as permissões de proxy para acessar as camadas do DataGEO. Cada caso é único e somente a equipe de TI conhecedora das configurações de rede poderá liberar as portas corretas.
2ª Situação: o DataGEO possui 2 tipos de camada: públicas, de acesso irrestrito e privadas, de uso exclusivo a determinadas áreas da Secretaria de Meio Ambiente. A pesquisa exibe todas as camadas, sejam elas públicas ou privadas, mas não permite a exibição/carga das privadas, exigindo o login e senha para o acesso. Verifique no resumo da camada se a mesma é "privada".


6. Quais informações encontro no Acesso Restrito?

A área de acesso restrito é utilizada para publicação de dados, cadastramento de metadados e administração do DataGEO.


7. É possível visualizar as informações do DataGeo no Google Earth?

Sim, é possível visualizar as informações do DataGeo no Google Earth. Para obter as informações no formato KML basta seguir os passos do Tutorial.