DataGEO

O DataGEO é a infraestrutura de dados espaciais ambientais do Estado de São Paulo.

Infraestruturas de dados espaciais são recursos tecnológicos que permitem acesso a grandes volumes de informação, produzidos por diferentes instituições, de forma organizada e padronizada.

Uma infraestrutura de dados espaciais envolve não apenas tecnologia, mas também políticas públicas, padrões, pessoas e atividades necessárias para coletar, organizar, compartilhar, consumir e manter atualizada a informação de interesse geral.

O objetivo é facilitar a vida dos interessados no acesso e disponibilização das informações. Basta se conectar e usar.

No caso do DataGEO, os dados são provenientes em sua maioria dos órgãos públicos que compõem o Sistema Ambiental Paulista. Aos dados ambientais se juntam dados cartográficos, socioeconômicos, legais e muitos outros. Tudo isso em meio digital, com navegadores da Web e sem a necessidade de cadastro.

Desta forma, o DataGEO também atende a Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação - LAI.

Observe que o DataGEO não é um sistema de informação e nem tão pouco um banco de dados. É um grande catálogo de informações ambientais, em atualização e crescimento constante para uso de todos os interessados no tema.

O resultado é um instrumento que permite a qualquer interessado ter acesso, de forma completamente transparente e livre de barreiras tecnológicas aos mesmos dados que apoiam a tomada de decisão pelos gestores ambientais estaduais.